Quem Somos.

Albatroz Aerodesign

Criada em 2001, a Equipe Albatroz de AeroDesign é integrada por estudantes do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). A Equipe tem como objetivo projetar e construir aeronaves rádio-controladas em escala reduzida, segundo o regulamento imposto pela SAE Brasil, a fim de obter uma boa colocação na competição nacional e anual realizada pela mesma, representando, assim, de forma honrada todos que a apoiam. Já participou de 15 edições da Competição SAE Brasil de AeroDesign, tendo competido em todas apenas na classe Regular, e desde 2013 compete também na classe Micro.
Sendo a equipe formada apenas por acadêmicos, acaba-se por desenvolver não somente a parte de projetos e construções, mas também a parte de proatividade, onde cada aluno precisa buscar fora da sala de aula assuntos inerentes ao trabalho realizado, além de aspectos relacionados ao trabalho em equipe, planejamento, prazos e liderança.
Atualmente a equipe tem como professor orientador Fernando Humel Lafratta, o capitão Krigor Rhuann Silva (Micro) e o capitão Rafael Ciotti (Regular), piloto Gustavo Baumgarten, e o restante dos integrantes são divididos em áreas de atuação: Financeiro, Marketing e Engenharia, sendo ainda esta última dividida em sub-áreas: Aerodinâmica, Desempenho, Elétrica, Estabilidade & Controle, Estruturas, Cargas, Modelagem e Ensaios & Sensoriamento.

Anos Anteriores

Missão.

Projetar e construir aeronaves rádio controladas a fim de atender aos requisitos estabelecidos pela competição SAE Brasil de Aerodesign, sempre com excelência no projeto e aperfeiçoamento da equipe.

Valores.

Constante evolução do trabalho em equipe;
Preservação e disseminação do conhecimento;
Ações com responsabilidade e integrante;
Valorização e respeito às pessoas;
Comprometimento com o aprimoramento profissional e pessoal.

Visão

Ser uma equipe de referênica nacional em aerodesign, capacitando e agregando valor aos envolvidos.

Competição

Os alunos que participam da Competição SAE BRASIL AeroDesign devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros.

A Competição SAE BRASIL AeroDesign é composta por três categorias distintas: Advanced, Regular e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas. De maneira geral, a categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Advanced e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos. A Competição SAE de AeroDesign ocorre desde 1986 nos Estados Unidos, e desde 1999 no Brasil, em São José dos Campos – SP.

Vídeo Promocional 2019